Pasta 10 Documentos da certificação

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Existem diversas certificações disponíveis para atestarem sustentabilidade em empreendimentos na construção civil. Algumas são bastante acessíveis a pequenas obras, inclusive residenciais.

Cada uma dessas certificações tem uma proposta própria de comprovação de estratégias aplicadas ao projeto, que com certeza influencia na organização das pastas e arquivos eletrônicos dos documentos que devem ser apresentados ao órgão certificador. Sendo assim, o que apresento aqui, é um exemplo de como esses documentos podem ser organizados, de acordo com a experiência que tive em uma certificação do GBC Casa, do GBC Brasil.

Um lembrete importante: as estratégias de projetos para atender as certificações estão contidas nos arquivos em cada uma das fases de projeto, ou seja, no Estudo preliminar, Anteprojeto, Projetos complementares, Projeto executivo, etc. A pasta 10 Documentos da certificação se propõe a reunir os documentos que devem ser entregues ao órgão certificador para comprovar as estratégias aplicadas ao projeto, inclusive modelos de documentos a ser preenchidos, fornecidos pelo próprio órgão certificador

Nomenclatura das subpastas

Se o projeto for concorrer a mais de uma certificação, pode-se criar aqui uma pasta para cada certificação, como por exemplo:

AQUA
GBC Brasil Casa
LEED

Porém se o projeto concorrer apenas a uma certificação, deve-se criar na pasta 10 Documentos da certificação quantas pastas forem necessárias para atender as categorias da certificação escolhida.

Para exemplificar, vou usar as categorias do GBC Casa. Acho também importante criar uma pasta para reunir documentações gerais da certificação, como documentos financeiros, atas de reunião junto ao órgão certificador, manuais da certificação, etc. Vou adotar a 00 Briefing para esse fim, começando com os números 00 para não concorrer com a numeração sequencial das categorias. (Atenção: as subpastas abaixo não estão contempladas no arquivo da estrutura de pastas, apenas estão aqui para ilustrar como as pastas acima podem ser subdivididas).

00 Briefing
01 Implantação
02 Uso eficiente da água
03 Energia e atmosfera
04 Materiais e recursos
05 Qualidade ambiental interna
06 Requisitos sociais
07 Inovação e projeto
08 Créditos regionais

Observações

  1. Colocar um número na frente do nome das pastas permite que elas fiquem organizadas em uma ordem lógica, ao invés da ordem alfabética.
 

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Índice dos artigos

Como organizar arquivos de projetos de arquitetura
A estrutura de pastas de projetos de arquitetura
Como nomear os arquivos digitais de projetos de arquitetura
Download da estrutura de pastas
Os campos dos nomes dos arquivos
As pastas