Download da estrutura de pastas

Por que fazer o download da estrutura de pastas de projeto de arquitetura?

Uma boa organização de pastas e arquivos digitais proporciona ao escritório de arquitetura agilidade e segurança aos seus projetos.

Com o objetivo de fornecer uma solução para essa questão, comercializamos na loja do Arquilog um arquivo compactado para download da estrutura de pastas para arquivos digitais de projetos de arquitetura. Esse arquivo contém também as matrizes de nomes de arquivos e links de ajuda. Para conhecer o arquivo na loja, clique no botão abaixo:

Depois de fazer o download da estrutura de pastas

Download da estrutura de pastas
Download da estrutura – Adobe Stock

Após baixá-la, para descompactá-la, você deve clicar sobre o arquivo com o botão da direita do mouse, clicar em extrair tudo, e escolher o local onde os seus arquivos de projetos serão armazenados. Tenha em mente que algumas versões do Windows limitam a 260 a quantidade de caracteres que podem compor o nome de um arquivo, incluindo todo o caminho das pastas onde ele está armazenado. Quando esse limite é alcançado, o arquivo fica inutilizável até que seja renomeado ou movido para pastas de caminhos menores. Para saber como contornar esse problema à partir do Windows 10, veja esta dica da Autodesk.

Nesse exemplo abaixo, o nome completo do arquivo 2110LN-ARQ-BR-SAL-001.jpg, incluindo todo seu caminho de pastas e espaços em branco, tem 119 caracteres:

C:\Projetos\02 Projetos em andamento\2110LN-Léia Nunes\01 Briefing\04 Programas e referências\2110LN-ARQ-BR-SAL-001.jpg

Observe que a pasta Projetos, que é a principal da estrutura, foi colocada na raiz da unidade C: do computador. Isso acrescenta apenas 3 caracteres (C :  /) ao nome completo do arquivo. Por isso, recomendo que você faça o mesmo, para evitar acrescentar caracteres desnecessários aos nomes dos arquivos.

Ao navegar pelas pastas, você vai observar que dentro de cada uma delas, existem as matrizes de nomes de arquivos que comporão a pasta e links de ajuda. O objetivo disso é que a informação fique de fácil acesso e exatamente onde ela é necessária.  

Então, por exemplo, na pasta do Estudo preliminar em C:\Projetos\02 Projetos em andamento\2110LN-Léia Nunes\03 Estudo preliminar você vai encontrar o exemplo AAMMXX-AGE-FA-LOC-REP-E00.ext (desenho) e sabe que os arquivos de desenho de projeto nessa pasta deverão obedecer essa nomenclatura proposta.

Se você decidir migrar seus projetos para essa estrutura de pastas, eu recomendo fortemente que antes você faça um backup de todos os seus arquivos, para evitar a perda de alguma informação durante o processo.

Dicas importantes!

Reforçando o que disse no artigo anterior, eu gostaria de deixar aqui três dicas importantes que ajudam a compor as boas práticas quanto à organização e segurança do seu escritório:

  • Em primeiro lugar, tenha disciplina! Ao criar ou guardar um arquivo, já o faça com o nome correto e na pasta correta, nem que sejam as 200 fotos do levantamento recém-concluído. Então, não deixe essa tarefa para depois. Acredite, esse “depois” nunca chega!
  • Em segundo, faça backup dos seus arquivos de projeto pelo menos uma vez por semana. No melhor dos mundos, o backup dos arquivos em uso deve ser feito diariamente.
  • Ainda em relação aos backups: Se você usa o AutoCAD para fazer seus projetos, já deve ter reparado que o programa ao salvar um arquivo DWG, gera um arquivo BAK com o mesmo nome do arquivo original e na mesma pasta. A intenção do programa é criar uma cópia de segurança do arquivo. Mas manter esse arquivo no mesmo local do arquivo original, na minha opinião, cria uma grande poluição visual e uma falsa sensação de segurança. Em contrapartida, eu gosto de concentrar esses arquivos BAKs numa pasta exclusiva para esse fim, fora da pasta de projetos, gerando inclusive uma maior segurança no armazenamento desses arquivos, evitando perdas acidentais. Se você quiser saber como eu faço isso leia meu artigo Como centralizar os arquivos BAK do AutoCAD em uma única pasta.
 

Essa página faz parte do conjunto de artigos do Arquilog de Como organizar pastas e arquivos digitais de Projetos de Arquitetura. Para conhecer o conteúdo completo acesse o índice.