ARQUILOG
Tutorial do Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura do ARQUILOG

Tutorial do Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura do ARQUILOG

Esse é o tutorial do Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura do Arquilog. Aqui você vai encontrar todas informações que você precisa para usar o Template.

Introdução

Os templates do Arquilog foram feitos para agilizar o desenho de projetos de arquitetura em programas CAD.

Por favor NÃO revenda ou compartilhe o template, indique o link do produto na loja do ARQUILOG.

Na loja você também encontrará diversos outros produtos para ajudá-lo a ser mais produtivo em seus projetos e por um preço muito, muito acessível! O tempo que você economizará nos projetos compensará rapidamente o investimento feito.

O que você encontrará no Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura do Arquilog?

Eu criei essa nova versão do Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura do Arquilog em duas opções de uso: uma para desenhar no fundo escuro padrão do CAD, e a outra para desenhar no fundo branco. Ao adquirir o Template você receberá as 2 opções.

A opção de fundo escuro padrão do CAD não é novidade. Mas a opção de fundo branco, imita a folha impressa, e você já consegue ter uma ideia do resultado final, enquanto desenha o projeto.

Então, após comprar o Template, você receberá em seu e-mail um link para fazer o download dos seguintes arquivos:

Arquivos de Template

TE-ARQ-___-FP-v06-arquilog.dwt (fundo padrão)
TE-ARQ-___-FB-v06-arquilog.dwt (fundo branco)

Esses são os arquivos do template propriamente ditos, onde estão contidas todas as configurações de layers, estilos de textos, cotas, leaders, tabelas para as escalas 1/1, 1/2, 1/2.5, 1/5, 1/10, 1/20, 1/25, 1/50, 1/75 e 1/100. Essas informações estão contidas na aba Layers+Anotações dos arquivos acima.

Além disso há uma outra aba que contém um bloco dinâmico de prancha com carimbo e um outro bloco dinâmico para a lista de revisões do projeto. Essa aba está nomeada com o número 01. Mais a frente você vai entender o porquê.

Esse arquivo contém ainda mais um bloco dinâmico, que eu considero de grande ajuda: um limitador de espaço no MODEL correspondente ao espaço da prancha no LAYOUT. Você deve configurar esse bloco com o mesmo tamanho de prancha do Layout e com a escala em que você pretende imprimir o desenho.

Arquivos de Configuração de Impressão

TE-ARQ-___-FP-v06-arquilog.ctb (fundo padrão)
TE-ARQ-___-FB-v06-arquilog.ctb (fundo branco)

Cartela de Blocos Dinâmicos

Essa versão do Template contempla 33 blocos dinâmicos para um pequeno projeto de arquitetura residencial!

Os blocos estão em uma cartela e você vai recebê-los nos arquivos:

CA-ARQ-___-__-FP-v06-arquilog.dwg (fundo padrão)
CA-ARQ-___-__-FB-v06-arquilog.dwg (fundo branco)

Projeto exemplo

Uma outra novidade dessa versão do Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura é que eu entrego também um projeto como exemplo do uso do template.

Esse projeto está nos arquivos:

PR-ARQ-___-__-FP-v06-arquilog.dwg (fundo padrão)
PR-ARQ-___-__-FB-v06-arquilog.dwg (fundo branco)

Como mudar a cor do fundo do CAD para trabalhar com o template escolhido?

Opção fundo padrão do CAD

Essa versão funciona bem nas cores padrões dos programas CAD.

Para verificar se as suas cores de fundo estão na configuração padrão do CAD, proceda da seguinte forma:

1. Digite OPTIONS <enter>

2. No quadro de diálogo, escolha a aba DISPLAY

3. No quadro WINDOW ELEMENTS clique no botão COLORS...

Verifique a cor de fundo do Model:
4. Escolha em Context a opção 2D model space e em Interface element a opção Uniform background, a cor padrão do CAD para esse elemento é a 33,40,48.

Agora verifique as cores das abas Layout:
5. Escolha em Context a opção Sheet/layout e em Interface element a opção Uniform background, a cor padrão do CAD para esse elemento é a White.

6. Escolha em Context a opção Sheet/layout e em Interface element a opção Paper Background, a cor padrão do CAD para esse elemento é a 138,138,138, troque pela 33,40,48.

Opção fundo branco

Para trabalhar com a opção fundo branco, você precisará alterar as cores de fundo do CAD. Para isso, proceda da seguinte forma:

1. Digite OPTIONS <enter>

2. No quadro de diálogo, escolha a aba DISPLAY

3. No quadro WINDOW ELEMENTS clique no botão COLORS...

Altere as cores do Model:
4. Escolha em Context a opção 2D model space e em Interface element a opção Uniform background, altere a cor desse elemento para White.

5. Escolha em Context a opção 2D model space e em Interface element a opção Crosshairs, altere a cor desse elemento para Black.

Cores das abas Layout:
6. Escolha em Context a opção Sheet/layout e em Interface element a opção Uniform background, a cor padrão do CAD para esse elemento é a White, que pode ser mantida.

6. Escolha em Context a opção Sheet/layout e em Interface element a opção Paper Background, a cor padrão do CAD para esse elemento é a 138,138,138, troque pela 33,40,48.

Às vezes, ao fazer a troca da cor do fundo do CAD, com algum desenho aberto, pode acontecer erros na aparência de textos ou objetos. Você pode corrigir isso aplicando o comando REGENALL.

Se você precisa de escalas maiores, conheça a Extensão do Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura – estilos de anotações nas escalas de 1/125 a 1/5000.

Como instalar o Template?

Para instalar o Template é necessário que você configure o CAD para usá-lo a cada novo desenho. Para fazer isso, veja o tutorial no artigo Configure o arquivo de template no CAD.

Como instalar o arquivo de configuração de impressão?

Existem diversas formas de se instalar os arquivos de configuração de impressão. A mais fácil é a seguinte:

1. Inicie seu programa CAD.

2. Digite stylesmanager na linha de comando e pressione <enter>.

3. O programa abrirá a pasta onde estão localizados todos os arquivos de configuração de impressão originais do programa.

4. Cole nessa pasta os arquivos com a extensão ctb que você recebeu no download dos arquivos do Template.

Para definir um arquivo ctb como padrão do seu desenho, proceda da seguinte forma:

1. Digite PLOT na linha de comando e pressione <enter>.

2. Observe, no canto direito superior do quadro de diálogo, o quadro PLOT STYLE TABLE (PEN ASSIGNMENTS). Abra a lista de opções e role até achar o nome do arquivo ctb que você deseja usar.

3. Clique no botão APPLY TO LAYOUT e em seguida em CANCEL.

Descrição dos itens do template

Unidade do Template

O Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura usa o metro como unidade padrão e adota 2 casas decimais para as cotas.

Layers

O template contém 115 layers sendo 86 para o projeto de arquitetura, 2 para indicação de paisagismo, 13 para indicação das instalações, 4 para estrutura genérica e 10 layers comuns a todas as disciplinas. As Layers estão descritas na aba Layers+Anotações presentes no arquivo dwt.

A nomenclatura das layers segue o padrão de campos sugerido pelo Manual de Diretrizes Gerais para Intercambialidade de Projetos em CAD do AsBEA, da seguinte forma:

AGE-ELE-QAR-DUS

Onde o campo AGE representa o agente da disciplina de projeto, como ARQ (Arquitetura), APS (Paisagismo), EFO (Elétrica, força), etc.

O campo ELE representa o elemento principal da layer, como ALV (Alvenaria), DIV (Divisórias), POR (Portas), etc.

O campo QAR representa uma qualificação do elemento da layer, como ALT (alta), ou informações de anotações ou representações gráficas, como HCH (hachura), CTA (cota), etc.

E o campo DUS representa uma complementação para diferenciar layers de um mesmo elemento, como 001 (layer com a pena 0.1), 002 (layer com a penas 0.2), etc.

Você pode usar a coluna FILTERS no quadro LAYER PROPERTIES para visualizar as layers por temas: Arquitetura, Comuns, Cotas, Esquadrias, Estrutura, Forro, Hachuras, Instalações, Marcenaria, Marmoraria, Mobiliário, Paisagismo, Projeções e Textos e identificações.

Cores das hachuras de mobiliário

Observe que algumas layers do Template de fundo padrão do CAD estão com a cor bem escura na tela (off black). Essas layers são as de preenchimento dos blocos de mobiliários. Fiz isso para não criar um grande contraste com o fundo da tela e manter o esquema de cores visualmente confortável. No entanto, na impressão, o preenchimento dos blocos não são impressos, ou seja, ficam com a cor do papel de impressão.

Já no Template de fundo branco, as layers de preenchimento dos blocos de mobiliários, estão com as cores bem clarinhas (off white). Nesse caso, as cores das layers serão impressas no papel.

Estilos de textos

Também na aba Layers+Anotações, presente no arquivo dwt do Template, você encontra os estilos de texto, cotas, leader, tabelas e hachuras configurados nas escalas de 1/1, 1/2, 1/2.5, 1/5, 1/10, 1/20, 1/25, 1/50, 1/75 e 1/100.

Se você precisa de escalas maiores, conheça a Extensão do Template de Arquitetura| Anotações escalas 1/125 a 1/5000.

Tipos de linhas

O Template contém um pequeno esquema ilustrativo dos tipos de linhas tracejadas mais comuns dos programas CAD. O esquema está no ambiente layout, para ser usado no model, veja as instruções na tela do Template.

Entenda mais sobre linhas tracejadas em Entenda as escalas de linhas tracejadas no CAD.

Tabelas

O Template contém também configurações de tabelas para as escalas 1/1 a 1/100. Veja informações de como editar as tabelas na tela do Template.

Hachuras

O template contém demonstração de hachuras comuns em programas CAD, configuradas para as escalas de 1/1 à 1/100. Você pode usar as escalas apresentadas apenas como sugestão, não precisa seguí-las a risca.

Prancha

O Template contém uma aba com Bloco Dinâmico da Prancha e Carimbo e Bloco Dinâmico de Notas e Revisões.

Como usar a prancha

Clique no bloco da prancha e repare nos grips que aparecem ao lado esquerdo inferior da margem externa: O grip superior permite que você escolha entre os tamanhos da prancha, do A4 ao A0 e o grip inferior permite que você escolha se usará ou não o carimbo padrão do ARQUILOG.

Nas opções alongáveis, clique no grip situado no canto direito superior da margem e deslize o mouse para aumentar a largura da prancha.

Edição do carimbo

Para automatizar o preenchimento do carimbo, algumas informações do projetos deverão ser preenchidas na propriedade do desenho através do comando DWGPROPS. São elas: Título do projeto, Descrição do projeto, Endereço do projeto, Fase do projeto, Código do projeto, Responsável pelo projeto, Número total de pranchas da fase do projeto e o Rodapé do carimbo, contendo informações do escritório ou profissional autor do projeto.

Assim, em um arquivo com várias pranchas, uma vez preenchida cada uma dessas informações na propriedade do desenho, todos os carimbos serão atualizados, agilizando o preenchimento e evitando erros.

Essas informações são comuns a todas as pranchas do projeto, portanto preenchê-las apenas uma vez gera um ganho de produtividade e diminuição o risco de erros de digitação.

O número da prancha também é preenchido automaticamente, correspondendo ao nome da ABA onde se encontra a prancha. Para isso você deve nomear as ABAS com o número da prancha e colocar apenas uma prancha por ABA.

Para editar as demais informações do carimbo, Assunto, Local, Nome do desenhista, Data, Escala e Número da revisão, use o comando DDEDIT.

Substituição do logotipo

O carimbo padrão do ARQUILOG possui um logotipo genérico. Para substituí-lo, edite o bloco chamado logo, substituindo a imagem genérica pela geometria do seu logotipo. Assim que você salvar as modificações do bloco, seu logotipo será atualizado no carimbo. Se quiser que eu faça isso pra você acesse o serviço Inserção de logotipo no carimbo da prancha ou se você quiser que eu incorpore outro carimbo na prancha dinâmica do ARQUILOG, acesse o serviço Criação de carimbo personalizado para o CAD e veja como proceder.

Configuração do PAGE SETUP (para impressão)

Depois que você escolheu o formato da folha, ajuste a impressão no PAGE SETUP MANAGER. Para isso clique com o botão da direita do mouse na ABA do LAYOUT, selecione PAGE SETUP MANAGER e escolha em PAGE SETUPS o formato em que a folha será impressa.

Já estão pré-configurados para impressões em PDF os seguintes formatos:
A4 to pdf, A3 to pdf, A2 para pdf, A1 para pdf e A0 para pdf. Observe que ao fazer isso, a área a ser impressa no layout se altera, delimitada por linhas tracejadas.

Para criar novos PAGE SETUPS, clique em NEW… e configure a impressão na sua impressora, por exemplo, criando um item para cada tamanho de folha.

Para imprimir a prancha, clique com o botão da direita na ABA, depois em PLOT… e em OK.

Se você tem alguma dúvida ou gostaria de fazer um comentário, por favor, use o campo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *