Template de layers (CAD) para arquitetura – padrão AsBEA

Em 2014 eu publiquei pela primeira vez aqui no Arquilog um Template de Layers para Projetos de Arquitetura usando o padrão do AsBEA. Na imagem abaixo você pode ver uma parte da tabela de layers do Template na época.

artigo-template-cad
Tabela de layers do Template para Projetos de Arquitetura – padrão AsBEA

Você conhece o Manual de Diretrizes Gerais para Intercambialidade de Projetos em CAD do AsBEA?

Entre outras propostas de padronizações para projetos, o AsBEA apresenta no manual, um sistema de nomenclatura de layers usando campos, que adaptou da ISO 13567.

Ele propõe que os nomes das layers sejam escritas em campos, como abaixo:

AGE-OEA-QDI-ARG-EEL-ESC-DUS

onde cada campo corresponde a uma informação referente a layer:
AGE – agente
OEA – Objeto / Elemento / Assunto
QDI – Qualificativo / Diferenciação
ARG – Anotações e representação Gráfica
EEL – Estado do elemento
ESC – Escala (campo livre)
DUS – Definição do usuário (campo livre)

Exemplos de preenchimentos para o campo AGE:
ARQ – Arquitetura | APS – Paisagismo

Exemplos de preenchimentos para o campo OEA:
ALV – Alvenaria | MOB – Mobiliário

Exemplos de preenchimentos para o campo QDI:
ALT – alta | BXA – baixa

Exemplos de layers usando os campos do AsBEA:
Layer de alvenaria alta: ARQ-ALV-ALT
Layer de divisória baixa: ARQ-DIV-BXA

Segundo o manual, quando não há item em determinado campo e há um item posterior, para manter-se o alinhamento dos campos, este deverá ser preenchido com -___- (três traços sublinhados), além dos hífens do campo.

Ainda de acordo com o manual, se uma disciplina necessitar utilizar um layer de outra disciplina, deverá usar a nomenclatura definida para a segunda disciplina. Ex: Se a arquitetura necessitar de um layer para pilar, deverá utilizar a nomenclatura definida na estrutura.

Sobre o Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura para AutoCAD do Arquilog

Durante muito tempo o Template de Arquitetura do Arquilog seguiu o manual do AsBEA a risca. Porém, na última revisão do Template fiz pequenas alterações para diminuir o número de campos utilizados nos nome das layers, facilitando assim sua leitura no AutoCAD.

Com isso, adotei apenas 4 campos, assim:
AGE-OEA-QAN-DUS

onde:
AGE – agente
OEA – Objeto / Elemento / Assunto
QAN – Qualificação do elemento da layer ou Anotações e representação Gráfica
DUS – Definição do usuário (campo livre)

Alguns exemplos de layers no Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura para AutoCAD do Arquilog:

ARQ-___-TXT-002 – Arquitetura, Textos gerais, nomes de ambientes, pena 0.2
ARQ-ALV-ALT – Arquitetura, Alvenarias altas em corte
ARQ-CON – Arquitetura, Elementos a Construir
ARQ-MOB-___-001 – Arquitetura, Mobiliários, pena 0.1
EIL-LUM – Elétrica, Iluminação, Luminárias

Os nomes das layers ficaram mais curtos facilitando a leitura e a rápida identificação.

O Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura está a venda na loja do Arquilog! Se quiser conhecê-lo, clique na imagem abaixo. Além das layers para o projeto de arquitetura você encontrará estilos de textos, cotas, leaders e tabelas para as escalas 1/1, 1/2, 1/2.5, 1/5, 1/10, 1/20, 1/25, 1/50, 1/75 e 1/100, uma cartela com 33 blocos dinâmicos para um pequeno projeto de arquitetura residencial, um bloco dinâmico de prancha com carimbo e muito mais!

Veja também o Tutorial do Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura do ARQUILOG.

Você pode acessar o Manual de Diretrizes Gerais para Intercambialidade de Projetos em CAD no site do AsBEA clicando aqui.

Publicado originalmente em 02 de abril de 2014.

27 comentários em “Template de layers (CAD) para arquitetura – padrão AsBEA”

  1. Olá, até que enfim encontrei quem traduzisse o manual. Quero muito adotar o padrão da ASBEA, mas é muito difícil de entender. Se por acaso você conseguiu os teamplates de outras disciplinas, por favor, você poderia me enviar? Gratíssima!

    1. Olá Clebio! O blog está passando por mudanças, então o download de alguns arquivos não estão disponíveis no momento. Em breve tudo estará normalizado. Mas a partir de agora, você deverá estar logado para baixar qualquer arquivo do blog. Para criar uma conta, clique em Registrar logo em cima do menu lateral esquerdo e digite seu email e nome. Você receberá um email para definir a sua senha e pronto, você terá uma conta no Arquilog. Também a partir de agora, alguns arquivos só poderão ser baixados mediante pagamento no sistema Paypal. Esses são arquivos dos blocos que mais dão trabalho para ser feitos, mas não se preocupe o preço deles será bem acessível e de qualquer forma, manterei bastante blocos que poderão ser baixados gratuitamente. Importante: Leia a Licença de uso dos arquivos do Arquilog e a Política de compras na Loja do Arquilog.

    1. Olá Glaziela! O blog está passando por mudanças, então o download de alguns arquivos não estão disponíveis no momento. Em breve tudo estará normalizado. Mas a partir de agora, você deverá estar logado para baixar qualquer arquivo do blog. Para criar uma conta, clique em Registrar logo em cima do menu lateral esquerdo e digite seu email e nome. Você receberá um email para definir a sua senha e pronto, você terá uma conta no Arquilog. Também a partir de agora, alguns arquivos só poderão ser baixados mediante pagamento no sistema Paypal. Esses são arquivos dos blocos que mais dão trabalho para ser feitos, mas não se preocupe o preço deles será bem acessível e de qualquer forma, manterei bastante blocos que poderão ser baixados gratuitamente. Importante: Leia a Licença de uso dos arquivos do Arquilog e a Política de compras na Loja do Arquilog.

    1. Boa tarde, Jamaica, tudo bem?
      Esse arquivo não é mais de download gratuito.
      Ele pode ser encontrado em https://arquilog.com.br/downloads/apoio-a-desenho-template-de-arquitetura-layers-para-autocad-padrao-arquilog-e-asbea/
      *********
      Para baixar os blocos do Arquilog, você precisa criar uma conta no site. Para isso clique em Registrar no menu lateral direito e digite seu email e nome. Você receberá um email para definir a sua senha e pronto, você terá uma conta no Arquilog.
      Logado no site, acesse a loja do Arquilog em https://arquilog.com.br/loja/ e escolha os arquivos desejados e clique no botão Pôr na cesta de cada arquivo. Quando terminar de escolher os arquivos, clique no botão Pagar de qualquer arquivo.
      Se todos os arquivos selecionados forem de graça, os links de download serão disponibilizados logo em seguida.
      Para arquivos com valor, após a aprovação do pagamento, os links de download serão disponibilizados.
      Se esse processo não funcionar para você, peço que tente fazê-lo em outro navegador.
      Atenciosamente,
      Mônica
      https://arquilog.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *