O uso de fontes tipográficas em projetos de arquitetura
O uso de fontes tipográficas em projetos de arquitetura

O uso de fontes tipográficas em projetos de arquitetura

Um dia desses eu estava lendo um artigo na Archdaily sobre o uso de fontes tipográficas em projetos de arquitetura.

As 10 melhores tipografias para projeto de arquitetura | Archdaily Brasil

O artigo enfatizava que a escolha correta da tipografia que irá descrever o projeto , além de ser importante para a criação de uma perfeita composição gráfica, é fundamental para construção de uma identidade visual dos projetos do profissional ou escritório de arquitetura.

O artigo apresentava, também, modelos tipográficos bastante usados por arquitetos, entre opções gratuitas e pagas. Dentre elas, me chamaram a atenção as fontes Consolas, Cambria, Constantia, Corbel e Candara, pois são fontes disponíveis na plataforma do Windows e que tem seus usos condicionados à licença do próprio sistema operacional.

O uso de fontes tipográficas no Template do Arquilog

Quem conhece o Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura do ARQUILOG, sabe que lá eu aponto o uso de algumas fontes tipográficas em projetos. Na nova versão do Template, a ser lançada em breve, incluí a sugestão das 5 fontes que mencionei acima.

E para complementar o assunto e ajudar aos arquitetos a escolher a fonte que irá fazer parte da identidade visual de seus projetos, faço um pequeno estudo e ilustro abaixo a aplicação das 12 fontes que indico no Template: Arial, Arial Narrow, Calibri, Calibri Light, Cambria, Candara, Consoles, Constantia, Corbel, Lucida Console, Stylus BT e Verdana.

Veja a seguir.


Arial

Uso de fontes tipográficas em projetos - Arial
Fonte Arial aplicada em projeto de arquitetura

A Arial é uma fonte sem serifa, presente na plataforma Windows desde a terceira versão do sistema operacional. Possui um design contemporâneo com curvas suaves e de fácil leitura. É uma escolha segura para o projeto de arquitetura.

Arial Narrow

Uso de fontes tipográficas em projetos - Arial Narrow
Fonte Arial Narrow aplicada em projeto de arquitetura

É uma fonte da família Arial, sendo um pouco mais estreita do que a fonte padrão. Por esse motivo experimente usá-la em partes de projetos onde há a necessidade de se indicar um grande volume de informações, como projetos executivos.

Calibri

Uso de fontes tipográficas em projetos - Calibri
Fonte Calibri aplicada em projeto de arquitetura

A Microsoft lançou a Calibri no Office 2007. É uma fonte sem serifa, apresenta cantos sutilmente arredondados e possui influência das letras escritas a mão. Também é uma escolha segura para projetos de arquitetura.

Calibri Light

Uso de fontes tipográficas em projetos - Calibri Light
Fonte Calibri Light aplicada em projeto de arquitetura

Versão mais leve da fonte Calibri, criada pela Microsoft para proporcionar uma conjunto harmonioso entre título e corpo de texto em seus programas. A Calibri Light, com suas linhas mais finas, dá elegância e leveza gráfica ao projeto.

Cambria

Uso de fontes tipográficas em projetos - Cambria
Fonte Cambria aplicada em projeto de arquitetura

A Cambria possui serifas verticais e diagonais fortes, sendo que as horizontais são menores e mais discretas. É uma fonte mais condensada do que suas semelhantes. Por causa de suas serifas, a fonte Cambria dá um tom mais clássico ao projeto.

Candara

Uso de fontes tipográficas em projetos - Candara
Fonte Candara aplicada em projeto de arquitetura

A Candara é uma fonte informal e de estilo gracioso que se destaca e torna os textos amigáveis e de leitura agradável. Por ser informal é uma fonte que trás uma certa personalidade ao projeto.

Consolas

Uso de fontes tipográficas em projetos - Consolas
Fonte Consolas aplicada em projeto de arquitetura

Na fonte Consolas todos os caracteres tem a mesma largura (monoespaçada), como as antigas máquinas de escrever, porém seu design aprimorado permite proporções mais próximas do texto normal. Isso proporciona uma leitura mais confortável do texto.

Sendo monoespaçada, a Consolas é uma fonte que ocupa mais espaço, e por isso, indicada para projetos que possuem pouco texto.

Constantia

Uso de fontes tipográficas em projetos - Constantia
Fonte Constantia aplicada em projeto de arquitetura

Fonte de proporções clássicas bem legível em tamanho pequeno, adequada para texto em formato eletrônico ou impresso. Apesar de clássica, a Constantia apresenta um certo charme informal, o que a torna perfeita para dar um tom mais ousado à composição gráfica do projeto.

Corbel

Uso de fontes tipográficas em projetos - Corbel
Fonte Corbel aplicada em projeto de arquitetura

Fonte feita para dar uma aparência organizada e limpa na tela. A forma das letras é aberta com curvas suaves e fluidas. É legível, clara e funcional, mesmo em tamanho pequeno. Também uma fonte informal, a Corbel é uma fonte ideal para dar um toque de personalidade ao projeto.

Lucida Console

Uso de fontes tipográficas em projetos - Lucida Console
Fonte Lucida Console aplicada em projeto de arquitetura

As fontes da família Lucida, como o próprio nome dá a dica, foram projetadas para serem extremamente legíveis quando impressas em tamanho pequeno ou exibida em uma tela de baixa resolução.

A Lucida Console é a variante mono-espaçada da família com menor espaçamento de linha. Deve-se levar em consideração que a fonte ocupa mais espaço do que as demais tratadas nesse artigo.

Stylus BT

Uso de fontes tipográficas em projetos - Stylus BT
Fonte Stylus BT aplicada em projeto de arquitetura

A Stylus BT, dentre todas as citadas, é a fonte que mais parece com a escrita à mão do arquiteto e, por isso, é muito utilizada em desenhos de projetos de arquitetura em programas CAD. Produz um efeito bastante informal e previsível, mas não agrada à todos.

Verdana

Uso de fontes tipográficas em projetos - Verdana
Fonte Verdana aplicada em projeto de arquitetura

A Verdana também é uma fonte concebida para o uso em programas da Microsoft, desenhada com o intuito principal de ser lida em tela, especialmente em tamanhos pequenos e corridos.

A largura e o espaçamento generosos dos caracteres da Verdana são fundamentais para a legibilidade da fonte na tela. Também uma escolha segura para projetos de arquitetura.

Conclusão

Essas são as fontes que incluí no Template que lançaremos em breve. E você, qual fonte usa em seus projetos? Qual fonte sugerida nesse artigo você gostou mais? Qual fonte você achou que não deve de jeito nenhum ser usada em um projetos de Arquitetura? Comente aqui abaixo!

Fontes:
https://cdnimg.fonts.net/CatalogImages/44/878431-ClearType%20User%20Guide.pdf

https://docs.microsoft.com/en-us/typography/font-list/verdana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *