Configure o arquivo de template no CAD
Configure o arquivo de template no CAD

Configure o arquivo de template no CAD

Configure o arquivo de Template do CAD para agilizar seus projetos. O template é o arquivo com a extensão dwt que reúne as configurações de layers, textos, cotas e outras mais, que você usará nos projetos feitos no programa.

Template do CAD é um arquivo com a extensão dwt que reúne as configurações de layers, textos, cotas e outras mais, que serão usadas nos projetos feitos no programa.

O template funciona como uma padronização e facilita o trabalho do profissional porque evita que se tenha que configurar informações básicas a cada novo início de projeto.

Você pode criar seu próprio template, definindo as layers que usará em seus projetos, criando os estilos de texto, cotas e leaders e salvando as informações em um arquivo dwt.

Você pode também adquirir o Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura do Arquilog, que é um template completo para você utilizar em seus projetos. Ele contém 115 layers e estilos de cotas e texto para escalas 1/1 a 1/100.

Sabe o que é melhor? Quem adquire esse template ganha de bônus uma cartela contendo 33 blocos dinâmicos para um pequeno projeto residencial. São blocos para paisagismo, blocos de mobiliários para quarto, sala, cozinha, banheiro e ambiente externo e blocos de esquadrias. Se você não sabe o que é um bloco dinâmico talvez queira ler o artigo O que é um bloco dinâmico.

Configure o arquivo de template no CAD
Exemplo do uso do Template de Layers e Anotações para Projetos de Arquitetura do Arquilog

Mas o importante é que, uma vez que você defina o template que vai usar, você configure o CAD para usá-lo a cada novo desenho. E como se faz isso?

Configure o arquivo de Template do CAD

Para configurar o CAD a usar o template que você escolheu, faça o seguinte:

1.  Escolha uma pasta em seu computador para manter todos os seus arquivos de Template. Se preferir, você pode colocá-los juntos com os arquivos templates do próprio programa CAD. Para o programa AutoCAD, eles geralmente estão em:

C:\Users\nomedousuario\AppData\Local\Autodesk\AutoCAD 20nn\Rnn.n\enu\Template

Onde:
nomedousuario - é o nome do usuário no computador.

20nn - é o ano do programa CAD que você está usando.

Rnn.n - é a versão (release) do programa CAD que você está usando.  

Em meu computador, eu salvo os arquivos de Template em:
C:\Projetos\07 Elementos de desenhos\CAD\Arquitetura\Templates

É muito importante manter um backup desses arquivos para evitar perdas acidentais de informações. Em meu computador, meus backups de templates estão em:
C:\Projetos\07 Elementos de desenhos\CAD\Arquitetura\Templates\Backup

2. Agora inicie o seu programa CAD.

3.  Digite OPTIONS na linha de comando e pressione o <enter>.

4. Aparecerá um quadro de diálogo, nele selecione a aba Files. 

5. Dentro do quadro, procure a linha Template Settings e clique no sinal de + no lado esquerdo da linha. 

6. Nas linhas que abrirão abaixo do Template Settings, procure a linha Default template file name for QNEW  e clique no sinal de + no lado esquerdo da linha. 

7. Você chegará ao nome e local do arquivo que o CAD está usando como template no momento. Guarde essa informação para o caso de você querer voltar a usar esse arquivo como template em um outro momento. 

8. Após anotar a informação, clique sobre ela e em seguida clique no botão Browse... no canto superior direito do quadro. 

9. Agora procure o arquivo que você salvou no passo 1, clique sobre ele e  e clique em Open no canto direito inferior do quadro. Por último, clique em OK no Quadro de diálogo Options.

10. Teste o novo template, digitando Qnew na linha de comando e pressionando <enter>, ou clicando no ícone da folhinha branca na barra de ferramenta de acesso rápido do CAD, aquela que fica do lado esquerdo acima da tela, ao lado do A do AutoCAD, por exemplo. 

Pronto! A partir de agora, o seu CAD usará o template que você configurou como padrão em todos os seus novos projetos.

Se tiver dúvidas, não hesite em deixá-las aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *