A estrutura de pastas e arquivos de arquitetura

A organização dos arquivos digitais de um escritório de projeto de arquitetura começa na definição da estrutura e hierarquia das pastas que vão conter esses arquivos. É necessário prever nessa estrutura, não apenas a pasta onde serão colocados os arquivos dos projetos propriamente ditos, mas também os demais arquivos de apoio ao projeto como controles, normas, legislações, catálogos de produtos e materiais, modelos de documentos, elementos de desenhos, entre outros.

estrutura de pastas e arquivos de arquitetura
Explicando a estrutura de pastas – Adobe Stock

A pasta que dá início à essa estrutura é a Projetos e ela se divide em 9 pastas principais: 01 Controles de projetos, 02 Projetos em andamento, 03 Projetos concluídos, 04 Normas e legislações, 05 Catálogos, 06 Modelos de documentos, 07 Elementos de desenho, 08 Referência de projetos e 09 Biblioteca.

Observe que em algumas pastas coloquei um número na frente do nome das pastas. Isso permite que elas fiquem organizadas numa ordem lógica, ao invés da ordem alfabética.

Clique nos nomes das pastas para conhecer seus respectivos conteúdos.

00 Briefing
01 Financeiro
02 Atas e e-mails
03 Documentos
04 Manuais
01 Implantação
01 P01 – Controle da erosão
02 P02 – Orientações de Arquitetura
03 P03 – Não utilizar Plantas Invasoras
04 P04 – Seleção do Terreno
05 C01 – Desenvolvimento Urbano Certificado
etc.
02 Uso eficiente da água
03 Energia e atmosfera
04 Materiais e recursos
05 Qualidade ambiental interna
06 Requisitos sociais
07 Inovação e projeto
08 Créditos regionais
etc.
etc.
etc.
etc.
etc.
etc.
03 Hachura
etc.
etc.
Lojas
Shoppings
Supermercados
Educacionais
etc.
Recepção
Sala de reunião
etc.
Área de serviço
Banheiro
Cozinha
Escritório
Quarto
Sala
etc.
Elétrica
Hidráulica
etc.
 

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